sexta-feira, 24 de agosto de 2018

Exército do Brasil: Tomás da Costa Rebelo Correia e Silva


O brigadeiro graduado Tomás da Costa Rebelo Correia e Silva nasceu em Castro Marim, no Algarve, a 6 de Março de 1768, filho do capitão Belchior da Costa Correa Rebelo e de D. Ana Joaquina Correa da Silva. Era de descendência nobre, da família Costa de alcaides mor de Lagos.

Assenta praça de voluntário na 5.ª Companhia de Granadeiros do Regimento de Infantaria de Tavira a 18 de Janeiro de 1788, com quase 20 anos, passando ao Regimento de Artilharia do Algarve a 1 de Julho do ano seguinte. Um mês depois, a 9 de Agosto é declarado cadete de artilharia. Matriculou-se na Universidade de Coimbra em 1788, tendo-se formado em Filosofia em 1791 e em Matemática em 1792. De acordo com os livros mestre regimentais, tinha cabelos castanhos, olhos azuis e media 1,74 m.
A 15 de Setembro de 1791, é promovido a 2.º tenente da 5.ª Companhia de Artilheiros. Quatro anos depois, a 18 de Julho de 1795, é promovido diretamente a capitão Ajudante d'Ordens do novo Capitão General de São Paulo, D. António Manuel de Melo e Castro de Mendonça, passando assim ao Brasil, pelo menos em 1797.
A 19 de Novembro de 1797, é promovido a sargento mor da recém criada Brigada de Artilharia a Cavalo da Corte, sendo confirmado no posto a 10 de Outubro do ano seguinte.

Em 1805, é promovido a tenente coronel do Regimento de Dragões do Rio Grande (conhecidos popularmente como Dragões do Rio Pardo), com o exercício de lente das tropas da capitania do Rio Grande de S. Pedro. Cinco anos depois, a 22 de Setembro de 1810 é promovido a coronel agregado do seu regimento, sendo depois graduado em Brigadeiro a 13 de Maio de 1813, pelos seus serviços na campanha de 1811/1812.

Em 1816, com 48 anos,  é brigadeiro comandante do Regimento de Dragões do Rio Grande. Apesar de estar presente ao início das campanhas no distrito de Entre Rios (Quaraím e Ibicuí), tendo sido ele o comandante que enviou o tenente coronel José de Abreu à vitória na margem ocidental do rio Uruguai em inícios de Outubro, não tem participação visível nas operações posteriores, sendo o regimento comandando interinamente pelo sargento mor Sebastião Barreto Pereira Pinto.

6 comentários:

  1. Sou da familia do Brigadeiro Thomaz da Costa, na qual tenho pesquisas genealogicas de sua origem ate o presente momento.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa noite Snr Miguel Costa
      Tenho feito muitas investigações sobre a gente dos Algarves. E interessa me muito este tópico. Como posso entrar em contacto consigo? O meu telf 962407920 (Lisboa)
      Melhores cumprimentos Jose Krohn

      Eliminar
    2. Este comentário foi removido pelo autor.

      Eliminar
    3. Ola...resido no Brasil, Alegrete-RS, por parte do filho de Thomaz, o Cap. Belchior da Costa Rebelo Correa e Silva. meu e-mail: zinnete@bol.com.br. Meus cumprimentos.

      Eliminar
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  3. Jose Krohn da Silva....deixei comentario e contato, aguardo! Ha´alguma foto de Thomas da Costa?

    ResponderEliminar