domingo, 16 de setembro de 2018

Exército do Brasil: Gaspar Francisco Mena Barreto


O tenente Gaspar Francisco Mena Barreto nasceu em Rio Pardo a 24 de Outubro de 1790, filho de João de Deus Mena Barreto, futuro visconde de S. Gabriel, e da D. Francisca Veloso. 

Com cerca de 13 anos, assentou praça no Regimento de Dragões do Rio Grande (popularmente conhecidos como do Rio Pardo). Participou na campanha de 1811-1812, tendo tomado parte nos assaltos aos fortes de S. Teresa e S. Miguel

Em 1816, aos 26 anos, era tenente do Regimento de Dragões do Rio Grande e vem a participar em várias ações, nomeadamente o combate de Santana, onde comandou as forças do seu regimento, e as batalhas de Carumbé e Catalán. Por distinção, virá a ser promovido a capitão do seu regimento após a campanha, em 1817.

De acordo com o sítio “Gaúchos Ilustres: M-O” in: Maragato Assessoramento [Visitar Página],  “Gaspar Francisco Mena Barreto era poeta e homem de letras, destacando-se suas “ordens do dia” - que os companheiros achavam fora das normas usuais”.

Legou-nos a sua visão do que aconteceu no Combate de Santana, sendo uma de duas memórias portuguesas desse recontro inicial da campanha. [LER]

Sem comentários:

Enviar um comentário