O coronel FELIX JOSÉ DE MATOS PEREIRA DE CASTRO nasceu em Monção, em 1772, filho do capitão José de Matos Pereira e de D. Maria Quitéria Pereira de Castro.
Assenta praça na 2.ª companhia do Regimento de Artilharia do Porto a 11 de fevereiro de 1785, sendo promovido a cabo de esquadra, cinco anos depois, em dezembro de 1790.
A 16 de outubro de 1791, passa ao Regimento de
Artilharia da Marinha, como sargento, estando embarcado em várias ocasiões na fragata Tétis, entre outras embarcações.
Sendo 1.º tenente da Brigada Real de Marinha, passa ao Exército do Brasil, a 11 de agosto de 1800, como sargento mor do Batalhão de Infantaria e Artilharia do Rio Grande.
Em 1816, com 44 anos, é coronel do seu batalhão e foi o primeiro comandante da Coluna do Centro, que atuou entre Melo e Santa Lucia, sendo substituído pelo brigadeiro Bernardo da Silveira Pinto em Outubro.
Foi ele o comandante que iniciou as hostilidades quando entra em território oriental a 9 de Agosto de 1816, forçando a Guarda do Arredondo, e toma a vila de Melo, a 13, arvorando o pavilhão português.
Imagem de Topo
File:Igreja da Misericórdia de Monção.jpg in: https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Igreja_da_Miseric%C3%B3rdia_de_Mon%C3%A7%C3%A3o.jpg
Boa tarde. Procuro informacoes sobre Felix Jose de Matos Pereora de Castro,que creio ter vindo para o Brasil e vivido no Rio Grande do Sul era militar. Casou e deixou geracao extensa. O que procuro e sobre Luis de Mattos Pereira de Castro, meu 3o avo paterno. Foi advogado no Rio de Janeiro. Veio para o Brasil entre 1780 - 1800. Creio que Luis e Felix eram irmaos.Houve mais 1 irmao de Luis e acho de Felix que eraa um estudioso de astronomia que serviu no ecercoto em Portugal, depois mandado para o Brasil e cometeu algum ato contra a coroa. Foi mandado de volta, consta no conselho ultra marinho e detido. Preso, viveu alguns 2 anos e numa tomada da prisao saiu e viveu livre.O Sr. Tem algum conhecimento dessa familia, bem como sobre os ancestrais de Felix? Toda minha Gratidao. Email: mariaagodoy@gmail.com
ResponderEliminar