O capitão de mar e guerra D. João Manuel de Meneses, 1.º conde de Viana, nasceu no palácio dos Marqueses de Tancos, em Lisboa, a 27 de abril de 1783, filho dos marqueses de Tancos, António Luís de Meneses e D. Domingas Manuel de Noronha.
Assentou praça de aspirante a guarda marinha por aviso de 13 de Abril de 1793, a duas semanas de cumprir dez anos de idade, por proposta do tenente general conde de S. Vicente, com exercício na Marinha, então comandante da Companhia de Guardas Marinhas.
Em 16 de Maio de 1796, é nomeado guarda marinha, por portaria do Conselho do Almirantado. A 5 de Novembro desse mesmo ano, é promovido a segundo tenente, ficando a patente dependente da conclusão dos seus estudos na Real Academia da Marinha, sem os quais não poderia progredir na carreira.
A 19 de Outubro de 1798, é promovido a primeiro tenente, em virtude da promoção geral efetuada pelo vice almirante António Januário do Vale, comandante da esquadra do Brasil.
É promovido a Capitão Tenente a 12 de Março de 1801.
A 17 de Dezembro de 1806, é promovido a Capitão de Fragata. Comanda a fragata Urânia na passagem da Corte ao Brasil, em 1807 e 1808, sendo promovido a capitão de mar e guerra a 8 de março de 1808. É feito conde de Viana erm 1810.
Com 33 anos de idade, o conde de Viana comanda a esquadra ligeira do Rio da Prata, a bordo da fragata Calipso, e está presente na tomada de Montevideu.
Sendo promovido a chefe de divisão (mais ou menos equivalente a contra almirante ou comodoro), a 4 de julho de 1817, penetra, no ano seguinte, com a sua esquadra ligeira o rio Uruguai e começa operações paralelas à ofensiva terrestre do general Joaquim Xavier Curado na costa ocidental do rio, até Paysandú.
* * *
LEIA
- Carta do Conde de Viana acerca dos eventos navais entre os dias 18 e 20 de Janeiro de 1817:
* * *
Conheça mais acerca do conde de Viana no "Portugal Dicionário Histórico" aqui
Sem comentários:
Enviar um comentário