quarta-feira, 26 de outubro de 2016

Liga dos Povos Livres: Andrés Felipe Latorre


O major ANDRÉS FELIPE LATORRE nasceu em Montevidéu, a 16 de agosto de 1781. Filho de Antonio de la Torre, de Santander e de Josefa Abalos, de Buenos Aires, foi criado no campo em Canelones. 

Aos 17 anos, é voluntário num corpo de milícias de cavalaria, para combater incursões portuguesas na fronteira de Cerro Largo, tendo ficado a servir na fronteira do Jaguarão durante um tempo. 

Em 1806, durante as invasões inglesas do Rio da Prata, integra a companhia de granadeiros do Cuerpo de Husares e participa na defesa de Montevidéu, sendo distinguindo pela sua serenidade num ataque britânico a uma brecha da muralha sul, do qual saiu com dois ferimentos. 

Em 1811, aderiu à causa da revolução, tendo participado na batalha de Las Piedras, em 18 de maio de 1811, contra as forças realistas de Montevideu, como tenente ayudante mayor da divisão de cavalaria do coronel Manuel Artigas.. 

Já como capitão do Regimento de Blandengues, Latorre é, em 1815, promovido a major. 

Em 1816, com 35 anos de idade, é um dos lugar tenentes de José Artigas, no corpo principal, na área de Santana do Livramento/Rivera, e comanda as forças orientais ou federais na batalha de Catalán.

Sem comentários:

Enviar um comentário